Drogas jogam ciclismo brasileiro na lama

Alex no pódio da Volta de Santa Catarina, ao centro

Em 6 de novembro, os ciclistas brasileiros Alex Diniz, Alcides Vieira, Cleberson Webber e Alex Arseno foram suspensos por dois anos pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O motivo? Trapaça. Usaram substâncias proibidas para garantir rendimento, o famoso doping que afeta outros esportes no Brasil (atletismo e natação, sobretudo) e também assusta o ciclismo internacional.

Segundo a Agência Estado, “todos foram flagrados no exame antidoping por uso da substância proibida eritropoietina (EPO). Alex Diniz, Alcides Vieira, Cleberson Webber foram flagrados em exame realizado em abril, durante a Volta de Santa Catarina. E Alex Arseno testou positivo em junho, na disputa da Volta Ciclística do Paraná. Os quatro atletas abriram mão de apresentar suas defesas à CBC.” Três dos quatro casos são da equipe DataRO/CORDEIRÓPOLIS. Só o Alex Diniz é da Fapi/Funvic/Pindamonhangaba.

O Lance também divulgou que os ciclistas Sidinei Silva e Carlos França foram suspensos por doping (leia aqui). De acordo com o jornal, além deles, Justino Borges Ribeiro e Mauricio Morandi também foram flagrados, mas este último foi absolvido. Com estes casos, o ciclismo brasileiro já soma oito atletas com resultados positivos em 2009.

Dou crédito para a agência e para o jornal porque não há uma linha sobre o assunto no site da Confederação Brasileira de Ciclismo (http://www.cbc.esp.br/). A mídia especializada (revistas como VO2 e etc) deram pouco destaque. Em fóruns, o assunto pegou. Mas o pior é que o melhor blog sobre ciclismo no Brasil, o Maglia Rosa (http://magliarosa.wordpress.com) foi alvo de ameaças por parte dos dopados. Para se ver livre dos achaques, deletou vários posts sobre o tema.

Não sei qual o motivo leva ao doping: desespero por resultados, vontade de ter fama, incapacidade física para obter melhores resultados, pressão dos patrocinadores? Seja lá qual for o motivo, não podem ficar impunes e a suspensão é pouco. Todos deveriam se banidos do esporte. Quando a confederação joga para baixo do tapete toda esse sujeira, comete uma injustiça com quem joga limpo.

Alex Diniz, bi-campeão da Volta de Santa Catarina, vai deixar o título para quem? E o verdadeiro campeão brasileiro, quem é? Com a palavra, a confederação. (Se por acaso algum dos atletas envolvidos quiser se defender aqui no blog, basta deixar o e-mail nos comentários que eu entro em contato)

Termos de Decisão da Comissão Antidoping da Confederação Brasileira de Ciclismo divulgados no site da entidade informando a suspensão de 7 (sete) atletas e advertência a 1 (um) atleta.

Termo de Decisão de 06 de Novembro de 2009

Termo de Decisão de 27 de Novembro de 2009

4 Respostas para “Drogas jogam ciclismo brasileiro na lama

  1. É, ouvi esse Alex Dinis dizendo em uma entrevista para a volta de santa catarina que, se defendia muito bem na montanha, pois é , desse jeito tomando anfetaminas, voces viram o que aconteceu com o Vanderlei Magalhães, com iris na época que corriam pela equipe de santa barbara, os caras pra subir a serra do rio do rastro tinham que tomar de 10 a 12 comprimidos para poder andar na frente, é assim que esse alex e seus cmpanheiros andam?

  2. Eu quero que esses caras se espelhem no Robson Pacheco, que era montanheiro nato, que até hoje se for subir essa serra do rio do rastro, deixa muito garotão pra tras ainda, isso sem falar no Cassio de paiva, Hernandez, Rogelin, May, são exemplos a serem seguidos.
    Espero que o recado chegue até esse Alex e seus companheiros, pra tomarem vergonha na cara e competir de maneira limpa, la na europa eles estão pegando no pé, muito ciclista que andava muito ja esta começando a ficar no pelotão e os tempos estão um pouco menores.

  3. Tati Ciclista

    Eu quero deixar um Recado Para as pessoas que estão Criticando os Ciclistas, vcs nem sabem se eles fizeram mesmo o doping , envestiguem pesquizem,pq as vezes os exames dao positovos, nao eh que eu quero defender meus amigos, eh que quero dizer que tem que saber se realmente fizeram isso, antes de vcs Criticarem eles, eu tbm sou ciclista e sei bem o que eh ser descriminada pelas pessoas que nao gostam desse esporte, por isso quero que saibam conhecem bem o ciclismo pra depois falar Mal DOS ATLETAS
    DESDE JA AGRADEÇO

  4. Tati Ciclista,
    Se importa em explicar porque seus “amigos ciclistas” abriram mão de apresentar suas defesas à CBC ?

Deixe um comentário