Pergunte ao pó – John Fante

O escritor americano John Fante é conhecido por seus contos e romances, além de roteiros de cinema. Nascido em 1909, começou a escrever aos vinte anos e nem mesmo depois da cegueira causada pela diabetes deixou de contar histórias.

Publicado em 1939, Pergunte ao pó talvez seja a obra mais conhecida do autor. Recentemente, foi adaptado (destaquemos a palavra adaptado) para o cinema (mais infos no IMDb, em inglês).

O livro trata da história de Arturo Bandini, um escritor em começo de carreira, recém-chegado a Los Angeles na década de 1930. Sempre com um toque de urgência, ele vive os dilemas da descoberta da vocação, do amor e da herança religiosa católica.

Esqueça qualquer chance de encontrar um livro chato. O estilo de Fante é leve e direto, perspicaz. Não tema encontrar mais uma simples história de amor. A matéria do livro talvez seja a loucura, a busca de sentido.

Na edição da José Ollympio, com tradução de Roberto Muggiati, a obra tem cerca de 200 páginas. E como elas passam rápido. Ao fim do caminho, fiquei com a certeza de que encontrei ali um belo personagem, um bom reflexo do próprio autor.

Veja abaixo introdução de Charles Bukowski

“Então, um dia, puxei um livro e o abri, e lá estava. Fiquei parado de pé por um momento, lendo. Como um homem que encontrara ouro no lixão da cidade, levei o livro para uma mesa. As linhas rolavam facilmente através da página, havia um fluxo. Cada linha tinha sua própria energia e era seguida por outra como ela. A própria substância de cada linha dava uma forma à página, uma sensação de algo entalhado ali. E aqui, finalmente, estava um homem que não tinha medo da emoção. O humor e a dor entrelaçados a uma soberba simplicidade. O começo daquele livro foi um milagre arrebatador e enorme para mim. Eu tinha um cartão da biblioteca. Tomei o livro emprestado, levei-o ao meu quarto, subi à minha cama e o li, e sabia, muito antes de terminar, que aqui estava um homem que havia desenvolvido uma maneira peculiar de escrever. O livro era Pergunte ao pó e o autor era John Fante. Ele se tornaria uma influência no meu modo de escrever para a vida toda. Terminei Pergunte ao pó e procurei outros livros de Fante na biblioteca. Encontrei dois: Dago Red e Espere a primavera, Bandini. Eram da mesma ordem, escritos das entranhas e do coração. Sim, Fante causou um importante efeito sobre mim. Não muito depois de ler esses livros, comecei a viver com uma mulher. Era uma bêbada pior do que eu e tínhamos discussões violentas, e freqüentemente eu berrava para ela: “Não me chame de filho da puta! Eu sou Bandini, Arturo Bandini!” Fante foi meu deus e eu sabia que os deuses deviam ser deixados em paz, a gente não batia nas suas portas. No entanto, eu gostava de adivinhar onde ele teria morado em Angel’s Flight e achava possível que 5 ainda morasse lá. Quase todo dia eu passava por lá e pensava: é esta a janela pela qual Camilla se arrastou? E é aquela a porta do hotel? É aquele o saguão? Nunca fiquei sabendo. Trinta e nove anos depois, reli Pergunte ao pó. Vale dizer, eu o reli neste ano e ele ainda está de pé, como as outras obras de Fante, mas esta é a minha favorita, porque foi minha primeira descoberta da mágica. Existem outros livros além de Dago Red e Espere a primavera, Bandini. São Full of Life e The Brotherhood of the Grape. E, neste momento, Fante tem um romance em andamento, Sonhos de Bunker Hill. Por meio de outras circunstâncias, finalmente conheci o autor este ano. Existe muito mais na história de John Fante. É uma história de uma terrível sorte e de um terrível destino e de uma rara coragem natural. Algum dia será contada, mas acho que ele não quer que eu a conte aqui. Mas deixem-me dizer que o jeito de suas palavras e o jeito do seu jeito são o mesmo: forte, bom e caloroso. E basta. Agora este livro é seu.”

Charles Bukowski

Deixe um comentário

