Dom Quixote, essencial


Ler a obra-prima de Miguel de Cervantes Saavedra foi um privilégio. Daquelas coisas que vou colocar na lista das minhas boas lembranças, um livro para salvar de toda e qualquer fogueira.

Meu breve relato tem o objetivo principal de indicar a versão da Editora 34, com tradução de Sérgio Molina. Fiz a leitura das primeiras 30 páginas na edição da Nova Cultural, com tradução de Viscondes de Castilho e Azevedo, publicada em Lisboa no final do século XIX.

A beleza da história me conquistou de imediato, mas fiquei curioso sobre a possibilidade de encontrar um texto em português mais comprometido com a manutenção do estilo original. Molina consegue esse intento e a Editora 34 acrescenta na edição – que é bilíngue – todos os prefácios e posfácios que enriquecem a leitura. Agora, acho impossível ler Dom Quixote sem as boas apresentações e contextualizações que constam na versão que recomendo.

No mais, sobre a genialidade da obra só posso calar. É o livro mais completo que já li. Posso ter encontrado grandes obras com finais mais geniais, podemos achar outros méritos em clássicos que nos façam obrigatoriamente evitar comparações.  Mas creio que dificilmente encontrarei obra capaz de descrever de forma tão completa a beleza da literatura.

PS: Vale registrar
Segundo a pesquisadora Silvia Cobelo há ao menos 72 edições de Dom Quixote no Brasil.  Ao todo, seis tradutores diferentes. Ela dá um panorama no artigo “Os tradutores do Quixote publicados no Brasil“. Além de Molina, vale consideraro trabalho dos tradutores Carlos Nougué e José Luis Sánche, pela Record, e o de Eugênio Amado, pela Itatiaia.

Agora, quem quiser me dar um presente pode comprar e enviar especificamente a versão de 1958 da José Olympio, com tradução de Almir de Andrade e Milton Amado.

Anúncios

2 Respostas para “Dom Quixote, essencial

  1. nunca tinha visto essa edição. Vou procurá-la!

  2. Obrigada por citar meu artigo! Agora escrevo uma tese sobre adaptações da obra. Gostei do seu blog. Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s