Ressurreição – Liev Tolstói

A edição de “Ressurreição”, de Liev Tolstói, realizada pela Cosac Naify, tem a tradução direto do russo feita por Rubens Figueiredo. Coube ao próprio tradutor/especialista  fazer uma apresentação muito detalhada do contexto histórico da obra dentro da produção do escritor russo.

Uma das observações recorrentes sobre o texto é sobre seu tom engajado em questões religiosas e morais. Um romance de tese. Para muitos, esse viés seria um ponto negativo. Rubens avalia essa característica e diminui sua influência nos efeitos da obra sobre o leitor interessado. De fato, concordo. Mas, colocado em contraste com Anna Karienina, é possível ver claramente o compromisso do autor com a visão de mundo oriunda de sua conversão ao cristianismo e rompimento com a religião institucional. Entretanto, apesar de em alguns momentos determinados personagens demonstrarem abertamente serem portadores dessas concepções do autor, a obra não deixa em nenhum momento de ser extremamente agradável e magistral.

Sinopse da editora
“Ressurreição, de 1899, o último livro publicado em vida por Liev Tolstói (1828-1910), completa o trio de seus grandes romances ao lado de Anna Kariênina e Guerra e paz (lançamento previsto para 2011). A primeira tradução brasileira direta do original russo, feita por Rubens Figueiredo, chega às estantes no ano do centenário da morte do autor.  No enredo, baseado em fatos verídicos, um príncipe é convocado a integrar um júri e reconhece na ré uma criada que ele engravidara anos antes. Prostituída, ela é detida sob as acusações de roubo e envenenamento de um cliente e por isso acaba condenada a trabalhos forçados na Sibéria. O aristocrata busca a salvação da jovem e a própria redenção espiritual, enquanto a narrativa revela os verdadeiros criminosos daquela sociedade.”

Saiba mais:
Post com a íntegra da apresentação de Rubens Figueiredo no blog da Cosac

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s