Presépios, novenas e outros itens natalinos


A Igreja Católica começa a se preparar para a celebração do nascimento de Jesus no quarto domingo antes da Páscoa.  (leia no G1, em 2008) Esse período de um mês é chamado de Advento. Em 2010, o primeiro domingo do advento é celebrado em 28 de novembro. Sendo assim, é a data oficial da preparação para o Natal neste ano. É quando deveríamos começar a viver o clima (montar presépios e árvores) e focar na preparação espiritual para a festa.

A data da desmontagem é fácil de responder e todos concordam. A árvore deve deixar a sala  em 6 de janeiro, o popular Dia dos Reis, ou a Festa da Epifania do Senhor.

Boa parte de nós, católicos, ouviu da mãe ou da avó que a data correta para começar a montagem (do presépio ou árvore) é 8 de dezembro. Nessa data é comemorada a Imaculada Conceição de Maria, nada mais nada menos que a invocação (ou título, ou nome) mais popular entre os católicos brasileiros. Você pode não estar ligando o nome à pessoa, pois aqui é mais lembrada como Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida. (A imagem achada no rio Paraíba em 1717 era da Imaculada Conceição)

Creio que a preferência popular (ao menos na região de Minas onde nasci) por fazer a montagem em 8 de dezembro tem relação com o fato de prestar uma homenagem à Nossa Senhora e também por assim fechar um período de um mês de vivência do clima natalino.

Pessoalmente, mantenho a data da minha tradição familiar para montar a árvore e prometo que tentarei estar na igreja no primero domingo do Advento. Revisando minhas lembranças, confesso que sinto muita saudades das novenas natalinas. As famílias da nossa rua reunidas sob a tutela da amiga Conceição (vejam a coincidência), orações fáceis e clima de reflexão com os livretos engajados da CNBB.  Ao fim de nove dias, festinha, troca de presentes simples e a certeza de que a comunidade nos ajudava a estar mais perto de Deus.

Por essas e outras estou há uns bons anos atrás de um presépio para minha nova casa. Tem que ser pequenino, peças bem feitas e com jeito de coisa artística.  Não dá para voltar a ter a mesma fé que eu tinha quando criança, mas algumas coisas boas são possíveis de reviver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s