Nossa SP e Ibope fazem pesquisa sobre mobilidade

Ainda bem que temos uma ONG para pautar os grandes veículos e contratar um instituto de pesquisa sério para falar sobre mobilidade. Vejam abaixo prévias da pesquisa e a programação de eventos.

O Movimento Nossa São Paulo e o Ibope apresentam, no dia 16 de setembro, das 10h às 12h, na Câmara, a quarta edição da pesquisa Movimento Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro. O levantamento realizado entre 25 e 30 de agosto, ouviu 805 paulistanos e abordou diversos aspectos sobre a locomoção na cidade, como o tempo de descolamento gasto para realizar atividades do dia-a-dia, avaliação do transporte público, os tipos de meio de transporte mais usados, a influência da poluição do ar na qualidade de vida e na saúde, entre outros.

(…) A divulgação da pesquisa faz parte da programação da Semana da Mobilidade, que vai de 16 a 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro (veja programação abaixo).

Alguns resultados prévios:
– A poluição do ar está em 5º lugar nas áreas em que a cidade está tendo maiores problemas;

– 32% dos entrevistados se dizem “totalmente insatisfeitos” com o controle da poluição do ar e 1% está “totalmente satisfeito”;

– A qualidade do ar e o controle da poluição do ar têm as piores notas em diversos aspectos de urbanização e meio ambiente avaliados. Qualidade do ar – nota 3 e controle da poluição – nota 3,2. Escala de 1 a 10;

– 36% estão “totalmente insatisfeito” com a qualidade do ar e 1% “totalmente satisfeito”;

– 79% consideram a poluição do ar a mais grave, entre os diferentes tipos de poluição existentes: visual, sonora, e da água;

– 61% consideram a poluição do ar um problema “muito grave” e 35% consideram “grave”. Para 1% é um problema nada “grave” e para 4% um “pouco grave”;

– 81% dizem que a poluição do ar “afeta muito” a qualidade de vida da família e de pessoas próximas e 16% acreditam que afeta um pouco. Apenas 2% consideram que afeta quase nada.

Destaques da programação da Semana da Mobilidade – de 16 a 22 de setembro:
– 16 de setembro, quinta-feira, das 10h às 12h: abertura da Semana da Mobilidade com o lançamento da Pesquisa  Movimento Nossa São Paulo/IBOPE – Dia Mundial Sem Carro 2010, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100). Inscrições para o seminário pelo e-mail andrea@isps.org.br .

– 18 de setembro, sábado, como parte da Mostra Entretodos de curta metragens sobre Direitos Humanos, haverá palestra e debate sobre mobilidade com cicloativistas.

– 20 de setembro, segunda-feira, das 10h às 13h e das 18h30 às 21h30: Seminário “Apresentação das diretrizes para um Plano Municipal de Transportes e Mobilidade Sustentáveis”.  Realizado em conjunto com a Comissão de Transportes da Câmara, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100). Inscrições para o seminário pelo e-mail andrea@isps.org.br .

Composição da mesa da manhã (10h às 13h):
1)Propostas da sociedade civil (Movimento Nossa São Paulo). –  Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva do MNSP (confirmado).
2) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Transportes)
3) Propostas do Executivo (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)  – Prof. VOLF STEINBAUM  (confirmado)

4) Proposta do Ministério das CidadesComposição da mesa da tarde (18h30 às 21h30):
Propostas das áreas de transportes:
1) SPTrans – Pedro Luis (diretor de Planejamento)
2)Metrô – José Jorge Fagali (presidente)
3)Wagner Palma Moreira, economista do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (confirmado)
4) Permissionárias (Levy de Araújo – confirmado).
5) Secretaria de Transportes Metropolitanos

– 21 de setembro, terça-feira
Das 9h30 às 12h30 – Encontro “Presidenciáveis e a Agenda para o Desenvolvimento Inclusivo, Democrático, Justo e Sustentável do Brasil”, no auditório do Sesc Consolação, Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo (SP). Inscrições pelo e-mail zuleica@isps.org.br . O evento é pomovido pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci), o Instituto Ethos, o Movimento do Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e a Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Será proposto aos candidatos à presidência da República que se manifestem sobre uma agenda de desenvolvimento, e façam propostas para a uma reforma política; uma economia verde, inclusiva e responsável; padrões de desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Das 18h30 às 21h30 – Seminário “A experiência de mobilidade na cidade de Bogotá”, com o coordenador do Movimento Bogotá Como Vamos?, Carlos Córdoba (confirmado), no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100). Inscrições para o seminário pelo e-mail andrea@isps.org.br .

– 22 de setembro, quarta-feira
Entrega do abaixo-assinado à presidência da Cetesb para que a agência ambiental adote o padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS) de classificação da qualidade do ar em São Paulo. Leia o texto do abaixo-assinado e participe.  http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/11238
Das 7h às 19h – Vaga-Viva, na rua Pe. João Manoel (esquina com Avenida Paulista). A Vaga Viva consiste no uso de vagas de estacionamento para atividades de lazer e convivência entre as pessoas, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel. Na programação do Setembro Verde, da Matilha Cultural, também haverá realização de vaga viva em várias datas, em conjunto com shows, baladas e exibição de filmes: 17/9 – Festa Vegas com Vaga Viva (www.vegasclub.com.br ); 18/9 – Festa e bazar Voodoohop com Vaga Viva (www.voodoohop.com); 21/9 – Festa Jameika Dub com Vaga Viva no CCPC (www.ccpc.org.br ); 21/9 – CineCecília especial com Vaga Viva; 22/9 – Vaga Viva – Dia Mundial sem Carro; 24/9 – Vaga Viva Noturna na região de bares e baladas conhecida como Baixo Augusta (R Augusta entre ruas Antonia de Queiroz e Fernando Albuquerque); 28/9 – Festa do clube Berlin com Vaga Viva; 30/9 – Festa Seleta Coletiva com Instituto no Studio SP cm Vaga Viva (www.studiosp.org).

Na Praia Do Tietê: mobilização “Praia Do Tietê”, realizada pela SOS Mata Atlântica, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do rio e de sua integração, na medida em que vai sendo recuperado, no cotidiano das cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Pela proposta, o rio recuperado e integrado trará melhoria da paisagem e pode ser udado como transporte coletivo e atividades de lazer junto às suas margens. Atividades: representação do cenário de ‘Praia’, no canteiro que margeia o rio Tietê, entre as pontes das Bandeiras e Cruzeiro do Sul; simulação de um espaço para caminhada e ciclovia, como o que existe junto à margem direita do Rio Pinheiros, para mostrar que também é possível criar um parque linear para ciclistas e pedestres percorrerem trajetos, com segurança, junto ao rio do Tietê; circulação de barcos no rio, da região da Penha à Ponte das Bandeiras, com a participação especial da equipe de aventura da Canoar, do esportista Dan Robson com seu caiaque inflável e de remadores do Clube Espéria.

Sobre o Movimento Nossa São Paulo
O Movimento Nossa São Paulo nasceu em 2007 com o desafio de repensar a cidade, a partir da participação de todos os segmentos da sociedade, propondo ações capazes de promover o desenvolvimento justo, sustentável além de recuperar os valores éticos e a democracia participativa. Inspirado na bem-sucedida experiência empreendida pela sociedade civil de Bogotá, o Movimento é absolutamente apartidário e inter-religioso, congrega muitas lideranças, mas não tem presidente nem diretoria, é aberto à participação de organizações e empresas, e se constitui e se expande na forma de rede. http://www.nossasaopaulo.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s