A Conspiração Franciscana

Concordo com a blogueira Fernanda Vinhas: quem já curtiu Dan Brown, Raymond Khoury e James Rollins vai gostar do livro que terminei de ler. A Conspiração Franciscana, de John Sack, editado pela Sextante no Brasil, que está surfando a onda dos ‘romance histórico policiais’.

Confesso, não li nenhum dos outros autores citados acima. O livro de Sack me foi dado de presente por uma suposta identificação com a temática. De fato, a história do desaparecimento do corpo de São Francisco de Assis e os conflitos no seio da Ordem por ele fundada me interessaram e dissiparam o pré-conceito para com a obra que poderia ser uma espécie de Código da Vinci Franciscano.

Poderia? Talvez seja. Pensando na versão cinematográfica de Dan Brown, creio que o enredo de Sack serviria também para um filme estilo cinema americano. Mas, tem um problema grave a ser contornado: o final não é tão hollywoodiano . A Fernanda Vinhas definiu sua aparente decepção com o desfecho pelo fato de que o segredo final (ao contrário de O Código), não ter capacidade de alterar a história da humanidade.

Discordo. Não vou contar o fim do livro, apesar da tentação. O fato é que Sack chegou a escrever um livro sobre a história da juventudade de São Francisco e sua versão romanceada do que ocorreu após a morte tem sim potencial, caso fosse verdade, para alterado os rumos do catolicismo.

Mas, sem suposições ou avaliações sobre o tal ‘se’. O livro é nota 3, de 0 a 5, interessante para quem gosta de um certo mistério, ação e não está preocupado com uma construção psicológica extremamente elaborada dos personagens. O ponto positivo é a capacidade de recriar a atmosfera do catolicismo medieval.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s