Demolição do Minhocão é apenas esperança

Mapa mostra traçado da nova 'via parque'

Kassab ainda não deixou nenhum legado em sua passagem pela Prefeitura de São Paulo. Nesta semana sinalizou com a possibilidade de readequar alguns eixos da cidade com as Operações Urbanas Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu. O mais significativa desse anúncio é a ‘esperança’ de que um dia o Minhocão seja demolido e uma ‘via parque’ seja erguida sobre o atual leito da CPTM entre Barra Funda e Brás.

Por enquanto, apenas divulgaram os “Termos de Referência para consulta pública”. A ideia é concreticar diretrizes do Plano Diretor em parte da “orla ferroviária que se encontra subutilizada entre os bairros Lapa e Brás, Mooca e Vila Carioca”. Após um mês de consulta pública, os próximos passos são a proposta do edital, a licitação e o desenvolvimento dos projetos. Segundo a prefeitura, a expectativa é de que os projetos estejam concluídos no segundo semestre de 2011 para depois servirem para elaboração das propostas de lei para essas operações urbanas a serem encaminhadas ao Legislativo.

O principal é a ideia de criar um sistema subterrâneo para a ferrovia, desde a Lapa até o Brás – numa extensão aproximada de 12 Km. “Na superfície, a proposta prevê uma via de porte estrutural, mas com características urbanísticas diferenciadas – de uso lindeiro intenso, com parques e ciclovias – promoverá melhorias na acessibilidade e permitirá que os eixos transversais de ambos os lados, hoje interrompidos pela presença dos trilhos, possam se conectar. A implantação dessa via criará condições para a demolição do Elevado Costa e Silva e a revitalização de seu entorno.”

Propostas que se acumulam
Os jornais mostraram várias propostas municipais bastante parecidas que nunca chegaram a sair do papel. Essas operações podem ser mais um delas. Para ficar em exemplo de coisas que nunca saíram do papel, cito a demolição do São Vito e a derrubada do Viaduto Grande São Paulo.

Mas, antes de me render ao desânimo vou pensar que essas sucessivas reflexões sobre a demolição do Minhocão possa resultar em uma espécie de ‘massa crítica’. Ou, como disse para um vizinho, sirva de critério a ser considerado para escolher o próximo prefeito e vereadores. Quero ver esse monstrengo no chão, como bandeira de uma cidade feita para pessoas, não para carros.

PS: Os jornais dizem que Kassab está buscando factóides para aparecer bem na fita. É bom ele cuidar bem desses fatos inventados porque a cobrança da sociedade está aumentando. Olho nas urnas, Kassab!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s