Pesquisa eleitoral só é lucro certo para instituto de pesquisa

É certo que os institutos são os maiores beneficiados com as pesquisas eleitorais, como a divulgada ontem pelo Sensus e que mostra empate entre Serra e Dilma. Afinal, esse é o negócio deles… Mas, desde o fim de semana esse levantamento é alvo de polêmica. Quem seria o real contratante da pesquisa? A quem interesse o resultado anunciado? Quais formas são possíveis para manipular os números? Quem ganha com o resultado?

As questões acima e muitas outras são dignas do Observatório da Imprensa. A Folha mostrou que o primeiro sindicato apontado como contratante negava, o tesoureiro do segundo não sabia de nada. Mais tarde o presidente do Sintrapav disse que sim, eles encomendaram. A Força Sindical, que é ligada ao contratante e ao PDT (partido da base de DIlma), divulgou os números.

Os tucanos reclamaram. Arthur Virgílio (leia aqui para assinantes Folha e UOL) disse que acha surreal sindicato contratar pesquisa. Ao ler isso, lembrei que entidades patronais contratam, e muitas. E interesse por interesse, até mesmo a imprensa tem lá os seus. O que nem sempre é claro são quais interesses estão em jogo e quais os critérios que fazem determinadas sondagens ganharam destaque na mídia e outras não.

Sendo assim, eu continuo com a certeza de que só instituto tem lucro certo com pesquisa eleitoral. Não sei como sindicalistas, empregadores e outros ‘atores sociais’ podem se beneficiar desses levantamentos. Fica a dica de pauta, incluindo citar quanto custa cada um desses levantamentos. E acho importante até mesmo informar a diferença de preço entre uma pesquisa Ibope, Datafolha, Sensus, Vox Populi e etc…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s