Alegria, conquistas e roubos de bicicletas no teste da Rota Cicloturística Márcia Prado

Eu não tenho nem palavras para expressar a alegria pela conquista dos pedaleiros de SP. No sábado 19 de janeiro, os pedalantes estrearam o trajeto da Rota Cicloturística Márcia Prado (veja notícia no G1) que começa na Estação da CPTM do Grajaú, passa por São Bernardo do Campo, Cubatão e termina em Santos, passando em grande parte dentro do Parque da Serra do Mar. No total são 77 km.

A história do caminho está aqui, nesse link, na coluna do André Pasqualini no Destak. No Twitter dele, os primeiros relatos de uma aventura que deu certo no primeiro teste: 850 ciclistas chegaram ao mar.

Mas, teste que é teste, não pode ignorar um problema sério, que em nada tem relação com mobilidade ou viabilidade do pedal. Nem todos viram o mar como gostariam. Em meio a tanta alegria, felicidade e conquista, há relatos de que 9 bikers tiveram seus camelos roubados.

Em um desabafo feito em sites de ciclistas, Paulo Rogério da Silva postou a cópia escaneada do boletim de ocorrência e seus comentários. “Eu e mais 6 participantes do passeio (…) fomos assaltados na ciclovia da V. São José em Cubatão, e gostaria que esta informação fosse divulgada para que outras pesssoas não corram este risco novamente. Além dos valores em dinheiro e alguns eletrônicos subtraídos e da violência de ter uma arma apontada contra seu rosto e perder mais 3 horas no 1° Distrito Policial de Cubatão.”

A vítima deixa sugestões para melhorar a sinalização no trecho mais perigoso do passeio e reclama que a Policia Militar de Cubatão não havia sido informada do evento. Ele completa dizendo que o roubo foi por volta das 16h30 e que eles não eram os últimos do passeio. Há ainda o relato de um casal que também foi vítima, mas eles teriam se afastado da rota próximo do bairro Cotas, região reconhecidamente perigosa.

A alegria e a conquista não são apagadas com os incidentes. Tomara que o Kassab não invente motivos para não sancionar a lei. Entretanto, vamos acompanhar se teremos notícias do reforço no policiamento no trecho de Cubatão e em outras áreas periféricas dentro da própria capital paulista. Coisa simples para uma pedalada tranquila.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s