‘Gol na ponta dos dedos’

Durante o campeonato mineiro individual de futebol de mesa, jogador veste a camisa do Tupi. Alguém sabe onde posso comprar uma camisa do Carijó? Avis rara.

Durante o campeonato mineiro individual de futebol de mesa, jogador veste a camisa do Tupi. Alguém sabe onde posso comprar uma camisa do Carijó? Avis rara.

O título acima é da matéria sobre a prática do futebol de botão no Brasil publicada na revista Roxos e Doentes, número 2, lançada no dia da inauguração do Museu do Futebol. O site da revista é o mesmo da empresa que a mantém ROXOS & DOENTES.

Seja em uma feira de antiguidades no Rio de Janeiro, em uma universidade de São Paulo ou em um distante país do Leste Europeu, o futebol de botão é uma atividade que reúne fanáticos capazes de defendê-la com unhas e dentes. Não há um registro histórico oficial, mas acredita-se que o esporte tenha sido inventado no Brasil, onde campeonatos bastante disputados são travados em pelo menos 17 estados.

É de Minas Gerais um dos viciados no esporte que já acumula dois títulos oficiais apenas neste ano. O advogado Leonardo Stumpf, de 34 anos, levou o troféu de campeão brasileiro da modalidade 3 toques com a equipe do Tupi de Juiz de Fora e, na mesma modalidade, o de campeão mineiro (veja diferença entre as regras no quadro). Somando os dois títulos, marcou 69 gols. Poucos comemorados com barulho e euforia.

A revista é vendida nas lojas por R$ 6,90, ainda não tem versão online. Por uma questão de direito autoral, deixo abaixo apenas a citação acima e outras fotos abaixo. A matéria completa tem quatro páginas e muitas outras histórias de fanáticos por botão.

Anúncios

Uma resposta para “‘Gol na ponta dos dedos’

  1. Ardélio, to adorando o blog. Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s