É possível registrar a fé em negativos

Foi apenas no último dia da exposição Espírito Oculto, de Christian Cravo, que estive no espaço da Caixa Econômica Federal no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Nas 58 imagens da mostra, ele mostra que é possível registrar a fé em negativos.

A exposição na Av. Paulista foi um resumo do projeto. Com ele, o autor tem como meta mostrar a religiosidade dos povos a partir da simbologia da água. Neste caminho, já editou livro em 2000, sob o título de Irredendos. Por isso, vale notar que o material apresentado em imagens é muito mais rico do que apenas as inferências que podemos dele tirar em um primeiro momento ou em uma visita desavisada. Sendo a exposição um resumo do projeto, faltou um livreto ou notas ao lados das imagens que situassem mehor os registros dentro do percurso percorrido pelo fotógrafo em suas viagens à Índia, Gana, Haiti, Togo e Brasil.

Seu desejo de mostrar a fé além do seu aspecto institucional poderia ganhar contornos mais didáticos se, por exemplo, a foto da imagem no topo deste post estivesse contextualizada. Foi registrada na Índia, na cidade de Puri em 1997: o hinduísmo e a importância da água nas manifestações da religião estão explícitas na sequência. As imagens têm apelo por si só, mas, quando memorizadas junto com o conhecimento do novo, podem realmente se tornam inesquecíveis.

Vale procurar saber mais sobre o projeto. Estou em busca do livro. Para quem quer saber mais sobre o autor, aconselho: Entrevista de Christian Cravo ao FotoSite ou visite o site oficial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s