Convertidas chamam acarajé de ‘bolinho de Jesus’

A antropóloga Gerlaine Martini, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) abordou o tema em parte da sua tese de doutorado defendida em julho de 2007: Baianas do Acarajé – A uniformização do típico em uma tradição culinária afro-brasileira. Em matéria do jornal A TARDE – clique aqui – ela diz:

“Percebemos uma forte mudança na tradição quando adeptas do candomblé se tornam protestantes. Mesmo professando uma nova crença, desejam manter sua fonte de renda. Para isso, decidem retirar todos os signos que liguem o quitute à religião africana, como a roupa branca, o turbante e as contas no pescoço. Desfiguram o ofício ao querer que o acarajé seja visto não como uma oferenda, mas apenas como uma refeição”.

Anúncios

Uma resposta para “Convertidas chamam acarajé de ‘bolinho de Jesus’

  1. Assim que se converteram, tomaram uma nova postura diante a religião renegada, sendo assim tudo que era ligado a ela fica denominada como influencia demoniaca.
    as mesmas que antes tinham que louvar os orixas africanos que do qual sua culinaria era degustado pelos orixas e seus adeptos em momento de liturgia ou até mesmo durante uma reunião informal no axé , é a mesma receita que hoje é usada nos tais Bolinhos de Jesus, só queria entender qual a diferença.
    as pessoas convertidas tem a religião atual no coração e nas atitudes ou nas
    vestis ou na culinaria.
    nos freguentadores dos cultos africano do brasil todo não só da bahia , nos sentimos roubados , não chega escravisarem por seculos nossa gente, nos fazer imgolir a força sua cultura, agora querem roubar o pouco de indentidade que nos preserva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s