Uma década de hip hop gospel


Imagem de clip do grupo Apocalipse 16: Tema dos Guerreiros. Clique na imagem para visitar o site da gravadora

A cultura gospel e o movimento hip hop tiveram um encontro institucionalizado há 10 anos no Brasil, com o lançamento da gravadora 7 Taças. É possível que pesquisadores do tema encontrem outros marcos neste diálogo cultural, entretanto vale registrar a sequência de lançamentos promovido pela empresa. Foram movimentos comerciais e religiosos, em um duplo sentido, que demarcam ainda mais no campo religioso brasileiro a característica de contestação social do novo protestantismo praticado no Brasil.

O grupo que deu origem ao selo é o Apocalipse 16, cujas letras guardam certo tom dos movimentos milenaristas – caracterizados pela expectativa da instauração e chegada de um novo reino. O grupo acrescenta de forma marcante ao discurso religioso a crítica social típica do hip hop e que em alguns movimentos pentecostais foi expressa, de maneira totalmente diversa, na Teologia da Prosperidade. Os pontos de contato entre os dois universos são ricos e demonstram a existência consolidada de uma religiosidade contestadora dentro de certos parâmetros típicos de nosso universo cultural.

No site do grupo é possível ouvir músicas e conhecer a história do grupo. Pretendo mais tarde ampliar a abordagem do tema. Inclusive há uma questão interressante a ser pensada sobre o hip hop, inclusive o gospel: as representações do diabo nas letras do rap ensinam bastante sobre o que é o mal para quem vive na periferia.

Anúncios

2 Respostas para “Uma década de hip hop gospel

  1. Excelente artigo, precisamos de pessoas assim que falem a verdade, outro site com questões polêmicas é o http://www.contradicoesbiblicas.com.br

  2. Acesse nosso site na internet, Radio, Curso de Teclado Gratis, Papeis de Parede Lindos, Mensagens, Livros Interessantes Grátis e muito mais…

    http://www.assembleiabelem.br22.com

    Assista o video que fala sobre a ira de Deus sobre o Brasil, por causa do pecado, e a futura destruição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s