Brasileiros mais felizes não são católicos nem espíritas

Em uma dissertação sobre economia, a autora chegou à seguinte conclusão de que renda é determinante para felicidade e que entre os mais felizes endinheirados, a maioria não era nem católica nem espírita. Vejam o texto de divulgação feito pela USP. Pedi à jovem mais infos, veremos se ela vai encaminhar.

Em um país com grande desigualdade social como o Brasil, a renda figura como um dos fatores mais significativos para determinar se a pessoa é feliz ou não. Esse foi um dos resultados da dissertaçao de mestrado Economia e felicidade: um estudo empírico dos determinantes da felicidade no Brasil, da economista Sabrina Vieira Lima, apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), da USP. Além de maior renda, disseram-se mais felizes os que estão empregados, casados, homens e que não eram nem católicos nem espíritas (o estudo considerou espírita os seguidores de candomblé, espiritismo e umbanda). (Para ver todo o release, clique aqui.)

Ainda sobre felicidade e religião, uma outra pesquisa da USP mostra que os jovens que são pobres e dizem ter religião bebem e usam menos drogas:

Entre os estudantes que de alguma forma praticam uma religião, o consumo de álcool no período foi de 83,1%, o de tabaco 20,7% e o de drogas ilícitas 24,6%. Já no grupo dos ateus, a percentagem aumenta: 89,3%, 27,7% e 37,7%, respectivamente. Por outro lado, entre os alunos provenientes de famílias ricas, o consumo de álcool atingiu 92,2% e de drogas ilícitas 39,2%. Para o grupo de estudantes pobres (renda mensal menor que 10 salários mínimos) a situação é diferente: o consumo de álcool foi de 75,2% e de drogas ilícitas 16,7%. (Para ler todo o texto, clique aqui)

Anúncios

Uma resposta para “Brasileiros mais felizes não são católicos nem espíritas

  1. Izabela Oliver

    nao entendi nada .. se foce colocar no meu trabalho nao ia dar certo .. desculpa se ofendi ..!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s