Moisés usava alucinógenos, diz professor

Os jornais e sites, alguns através da AFP, noticiaram que Benny Shanon, professor do Departamento de Psicologia Cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém, defendeu em artigo na revista Time and Mind que Moisés usava alocinógenos semelhantes ao utilizado no Santo Daime. Estaria loucão, na visão do professor, quando desceu do Monte Sinai com as tábuas da lei.

Não sei se há disponibilidade do artigo sobre Moisés na web, mas indico outra leitura igualmente provocadora sobre a relação drogas x religião. Na Rever, o texto “O Uso Ritual da Ayahuasca” trata da planta típica da Amazônia que é, na visão dos autores, “o fenômeno mais importante da cultura das drogas enteogênicas (substâncias psicoativas consideradas sagradas) na última década”.

Uma professora de antropologia me falou sobre a bebida, mas quem mais me impressionou com seu relato foi um conhecido que encontrei em um velório. Descreveu com detalhes o transe e o encontro que teve com Jesus após ter tomado uns goles. Ele pirou geral por um bom tempo. Talvez o chá de Moisés tenha sido mais ‘calmo’, assim ele conseguiu escrever com certa lucidez os mandamentos… Vai saber.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s