TPC: Tudo por um clique

Notãia do site G1 Clique aqui para ver a matéria no site
ou na imagem para ver ampliada
.

A teoria é óbvia: jornalismo na internet já alcançou níveis satisfatórios de credibilidade. Blogs especializados em determinadas áreas de cobertura, sites específicos de notícias e outras várias ferramentas já fazem que muitos jovens se informem principalmente pela web.

Mas por outro lado, as fragilidades do meio atingem o conteúdo. Manter um site é caro, é um negócio. A necessidade de conquistar audiência (cliques e por consequência anunciantes) faz vítimas. A página acima é apenas um exemplo do TPC (Tudo Por um Clique). O G1 publica foto (gigante) com legenda sobre desfile de lingerie no Centro de São Paulo.

Não sou o Alberto Dines, mas sugiro uma leitura crítica dos portais de internet. Não apenas por causa da matéria do G1, é óbvio. Muitos destes sites têm investido pesado em contratação de pessoal específico, produzem material exclusivo e investem na participação dos leitores (seja pelas ferramentas de comentário ou de publicação). Tudo como indicariam os professores de comunicação social. Mas muitas vezes matérias que têm impacto na vida cotidiana dos leitores ficam escondidas sob um véu de futilidades. O pior é que os leitores gostam.

Talvez o verbo nem seja esse, mas vejo pela minha própria experiência de navegação que às vezes dou cliques para chamadas extravagantes, fotos sensacionalistas e afins. Claro, no porcentual das páginas que eu acesso diariamente, o índice é pequeno. Mas mesmo assim, sou um dos internautas normais, interessado também em desgraças, fofocas e um pouco de sexo.

O TPC ainda vai fazer mais vítimas. Cada vez mais, navegar é o ato de separar o joio do trigo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s