Caim, de José Saramago

Loja exibe livro de Saramago em vitrine

Loja exibe livro de Saramago em vitrine

Tive a chance de comprar o livro editado pela Caminho: capa amarela, com um desenho do protagonista na capa. São 181 páginas de boa literatura e poucas surpresas para quem já leu o “Evangelho (…)” ou “Ensaio (…)”, o que não quer dizer que eu não indicaria o livro. De modo algum. Quem gosta da prosa do escritor vai se divertir em umas seis horas de leitura.

Rompendo com as questões temporais na narrativa, Saramago leva o personagem Caim a visitar as principais passagens do antigo testamento. Sim, estamos falando daquele Caim que matou Abel, filho de Adão e Eva, conforme é relatado no Gênesis, primeiro livro da Bíblia. Ele se encontra com Deus e todo mundo: de Deus até Noé, passando por Abraao e Noé.

Cético ou ateu? Não sei como relatar, mas é fato que os líderes religiosos gostaram pouco do livro. Tanto que, até onde é possível dizer isso, Saramago teve que ‘se explicar’ (link para reportagem ‘tuga’ aqui).

De modo geral, o livro toma como literais as histórias relatadas no Antigo Testamento. Vê um Deus que é capaz de praticar o mal, entende de modo estrito as construções feitas pela humanidade na Antiguidade para construção da ideia do divino. A grita se justifica, segundo os líderes religiosos, no fato de que as grandes tradições religiosas têm se esforçado cada vez mais para dar o contexto histórico daquelas construções.

A polêmica segue; tudo porque, em essência, o Deus do Antigo Testamento também continha em si o seu próprio oposto. No fim, como sempre, tudo é culpa do Diabo.

Atualização 18 de junho:
Reportagem que tive chance de escrever no dia da morte de Saramago
G1 - Igreja Católica em Portugal lamenta morte de Saramago, ateu e crítico

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s